Motivações diárias foram essenciais para Eliel chegar ao 2º Lugar

Início » Aprovados » Motivações diárias foram essenciais para Eliel chegar ao 2º Lugar
By | 2018-05-22T09:13:25+00:00 23 de maio de 2018|Aprovados|

Meu nome é Eliel Madeiro, tenho 20 anos, estudo Administração e fui aprovado no concurso do TRT-CE. Vou contar um pouco da minha história e da minha trajetória em concursos públicos.

Moro em Sobral-CE, mas sou do interior do Coreaú. Sempre tive muita dificuldade financeira, pois meu pai é analfabeto e nunca conseguiu um emprego fixo. Ele e minha mãe sempre dependeram da Prefeitura, e isso era muito ruim porque além de ser instável tinha muito nepotismo na minha cidade.

Quando terminei o ensino médio vi que a faculdade não ia me dar muito retorno. Então, logo me questionei se era isso mesmo que eu queria para meu futuro. Quando comecei a frequentar a faculdade, em 2015, resolvi escolher um concurso para estudar. Foi aí que tudo começou.

Sempre acreditei que buscar uma motivação diária é essencial para qualquer pessoa. A minha motivação sempre foi dar uma vida boa para meus pais, em especial minha mãe, que sempre me ajudou em tudo, além de dar um futuro bom para mim e minha namorada – outra guerreira que tenho orgulho de estar junto.

Minha Preparação

No começo da preparação errei tudo. Tentei ler as leis completas, sem orientação, e estudar matéria por matéria, sem dicas e sem resolver questões.

O INSS, concurso que escolhi na época, custou a vir, sendo assim, tive muito tempo para me preparar e me lapidar.

Recomendo de coração para quem está começando a estudar escolha um bom cursinho preparatório, para aprender a dar os primeiros passos e pegar o jeito de como estudar.

Organização

Depois de aprender a estudar, com o tempo vi que dava para estudar só em casa. Isso veio depois de muitas pancadas: perdia horas assistindo aulas que podiam ser estudadas mais rápido, lendo um PDF ou mesmo fazendo questão aqui no Qconcursos.com.

Assim, o que eu recomendo é: faça um cursinho para criar uma base, depois siga seus passos sozinhos com o Qconcursos.com (além do site do planalto, nosso maior amigo).
Outra coisa que potencializa os estudos, principalmente porque temos muita matéria para ver em pouco tempo, é mantê-las na memória de curto e longo prazo SEMPRE.

É preciso estar em contato com a mesma disciplinas várias vezes na semana. Com isso, eu colocava em ordem as coisas que tinha que estudar: Língua Portuguesa, Matemática, Informática, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, AFO, Processo do Trabalho e Administração Geral.

Sempre gostei de estudar 1h por matéria ou, no máximo, 1h30. Mas, cada um tem sua organização em relação ao tempo de estudo. Desse tempo, eu reservava uma parte para a teoria e a maior parte para questões no Qconcursos.com.

Ah, eu também fazia simulados com redação todo domingo (pegava as provas aqui do site, baixava e simulava mesmo como seria meu tempo de prova). Além disso, é de extrema importância fazer redações junto com o simulado.

Dei sorte que consegui amigos que corrigiam as minhas redações – eu também corrigia as redações deles. Gostaria de agradecer à Adriana Rolin (participante aqui do Qconcursos.com), e o Diego (ajudou muito também e criamos até um grupo de redações).

Com esse treinamento consegui terminar a prova do TRT 7 em 1 hora e 35 minutos. Prova na qual fui o primeiro colocado.

Estudos e trabalho

Meu tempo de estudo era dividido com o trabalho. Então, se você acha que não tem tempo, tire isso da cabeça. A maioria dos concurseiros, como eu, luta para otimizar o tempo disponível.

Eu, agora, não tenho muito tempo disponível, mas continuo na disciplina constante e fazendo mais questões do que nunca (já que a teoria tenho bem fixada, pois ainda leio bastante legislação também).

Então, reforço a ideia de “tempo não se tem, tempo se cria”. Se você tem pouco, pare de sair no fim de semana, ou pare de dormir muito (seis horas por dia está bom demais!).

Ah, não se esqueça de acordar mais cedo também. Afinal, quem vai ditar a duração para sua aprovação é você mesmo.

Horas de estudos

Nunca gostei de cronometrar o tempo estudado porque tenho minha vida social e uso bastante o WhatsApp com grupos de concursos.

Então, falar em horas líquidas é complicado, mas, antes de trabalhar no IBGE, estudava das 7h até às 23h. Isso incluindo as pausas depois do almoço, e um tempo extra para conversar um pouquinho com meu irmão e minha mãe.

Enfim, minha dica é que não se baseie nas suas horas de estudo. O que importa é desempenho e qualidade. Hoje, faço umas 4h brutas de estudos para o SEFAZ RS – e não estou errando tantas questões.

Leio a Constituição Federal/88 em poucas horas, faço muitas questões de português.Não acredito que para ser aprovado seja necessário virar noites e noites.

É claro que temos que nos dedicar muito, entretanto, dar uma relaxada é fundamental, pelo menos uma passeada uma vez na semana (uma tarde ou uma noite) não faz mal a ninguém.

Minha relação com o Qconcursos

O Qconcursos.com para mim é muito melhor que aula. Gosto muito do prof. Alexandre Soares e da professora Isabel, pois eles dão show.

Sempre gostei de uma lei seca e questão, então já deve saber pelo que eu estudava, né? Pelo site do Planalto, onde as leis são sempre atualizadas e pelo Qconcursos.com.

Nunca gostei de medir a quantidade de questões feitas, mas, como estudava em torno de seis disciplinas por dia, fazia umas 30 de cada uma delas, totalizando 180 questões diárias.

Pela manhã, gosto de pegar conteúdos chatos como: Direito da Pessoa com Deficiência e Sustentabilidade (assuntos que têm sido cobrados cada vez mais em provas de concursos), ou algo que esteja começando do zero para “dar um gás a mais”. Na atual preparação, vejo Contabilidade e Economia cedinho.

Dificuldades

Aqui até me emociono. Por não ter dinheiro, nunca consegui fazer concursos em cidades muito distantes.

Para se ter uma ideia, eu me preparava para TRT-CE e TRE-CE quando saíram os concursos para TRE-PE, TRE-BA, TRT-MS, TRT 11 e TRT 20 eu só olhava para minha mãe com aquela cara: ”mãe, se eu pudesse ir, juro que passava”.

Ela me olhava com aquela tristeza e dizia: ”se eu tivesse dinheiro deixava tu ires para qualquer lugar”. Meu pai não me ajudava muito com dinheiro para concurso, pois para ele eu nunca ia passar e aquilo era só para gente muito inteligente.

Uma vez, eu e minha mãe pedimos dinheiro emprestado para uma pessoa para ir a Mossoró fazer o concurso do Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Estudei que nem doido, porque ”tinha” que passar. Contei com a ajuda de um amigo, que até hoje guardo eterna admiração, que me ajudou muito em Mossoró, o Irlandio Derly.

Infelizmente, apesar de não ter queimado e ter ficado em 117, não passei. Pensei que teria que ir trabalhar no Rio de Janeiro como garçom, já que a família do meu pai estava me cobrando para que fosse embora, trabalhar para ajudar em casa, visto que todos estavam desempregados.

A aprovação

Em 2017, chegou o concurso TRT 7 (Tribunal Regional do Trabalho do Ceará) e foi Deus, só pode ter sido Ele mesmo, que me deu a graça de ficar entre os três primeiros colocados. Fiquei empatado com três pessoas em primeiro lugar e, no critério de desempate, fui para a segunda colocação.

Dicas

Enfim, fui aprovado e quero dizer a vocês que uma hora a sua aprovação também vai chegar. Basta estudar certinho, com fé em Deus e muita questão que vai dar certo.

Hoje, todo mundo me dá os parabéns, todos exaltam a grande colocação e a conquista e dizem que foi “sorte”. Só eu e milhares de outros concurseiros sabemos o quão difícil é, e que de SORTE mesmo, pouco tem.

Meus amigos Bruno Severo, Murilo, Cassiano Messias e Juares sempre me apoiaram também. Esse apoio é importante demais. Se sua família não lhe dá suporte, os amigos serão a melhor saída, pode acreditar.

O WhatsApp pode ser usado como uma ferramenta ótima de resolução de questões e revisão, basta saber usar e ter amigos que sejam “ratos de questões” também.

Se você tem a mãe ou o pai, uma namorada ou esposa que lhe dá apoio, não os abandone nunca…Pois são os maiores tesouros que você pode ter!

Se existem pessoas assim na sua vida, exalte-as no seu sucesso.

Minha nomeação no Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região aconteceu dia 8 de maio de 2018.

Comentários