Mariana Ribeiro foi aprovada em todos os concursos que fez desde 2015

Início » Aprovados » Mariana Ribeiro foi aprovada em todos os concursos que fez desde 2015
By | 2018-04-11T12:55:21+00:00 11 de abril de 2018|Aprovados, Destaque|

Olá, concurseiros! Meu nome é Mariana Oliveira Ribeiro, sou de Maceió-AL e hoje sou arquiteta concursada do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Vou contar a vocês como foi meu caminho para chegar até a aprovação.

A História

Eu me formei em Arquitetura e Urbanismo em 2010. Sempre trabalhei, mas nunca tive a estabilidade desejada. Fiz alguns concursos públicos nesse tempo, mas ainda não havia colocado a aprovação como uma meta; não sabia muito bem o que queria de fato.

Comecei a fazer provas de concursos, estudava e não era aprovada. Trabalhar e estudar consomem seu tempo e o cansaço chega. Acredite: isso por vezes vai te irritar, até te desestimular, mas não pode te fazer desistir nunca!

Bater na trave também faz parte do jogo, mas o seu objetivo será alcançado com treino e confiança. Acredite nisso mais ainda! É a pura verdade de quem é perseverante e é o caminho natural para quem não desiste.

Em 2015, percebi que não há tempo a perder e a vida sempre nos dá uma chance de acordar para ela e traçar nossos caminhos: foi aí que a nomeação em um concurso público como arquiteta virou meta!

Calendários, resumos e dicas rápidas viraram a decoração das paredes do quarto.

Aquela velha frase “foco, força e fé” virou um mantra. Abdicar e pedir a paciência das pessoas que estão do seu lado também será necessário.

Encontro com o Qconcursos.com

Conheci o portal Qconcursos.com em 2015. Que encontro! Fiz o plano Premium e fui muito feliz com a minha escolha. Cheguei a estudar em cursinhos, mas não conseguia encontrar meu ritmo de estudo em nenhum deles.

Era preciso estudar todas as matérias: em algumas eu tinha mais dificuldade, em outras não. Assim, montei minha própria metodologia de estudos e revisão. Feriados, finais de semana, noites e madrugadas eram essenciais. Organizar o tempo é outro segredo para a aprovação.

No entanto, as dúvidas surgem. Como saná-las? Surgiu o Qconcursos.com na minha vida. Todas as horas do dia comigo. Eu estudava, respondia questões sobre o assunto e lia todos os comentários dos estudantes. Quando eu não entendia a resposta, questionava, e logo recebia resposta dos professores e outros estudantes.

Aquela pessoa que nunca havia sido aprovada em um concurso ficava para trás a partir dali. Era um treino diário. Depois de conhecer o Qconcursos.com fiz concursos das bancas CESPE, IDECAN e COPEVE-UFAL.

Fiz milhares de questões. Sem o exagero da palavra “milhares”: foram milhares MESMO! Não adianta chegar no dia da prova sem ter resolvido questões. Só estudar não adianta. As bancas sempre terão um jeito especial de fazer você duvidar do que sabe.

Agora posso dizer com muita alegria: fui aprovada em todos os concursos que fiz a partir de 2015 e o Qconcursos.com faz parte disso!

A vitória

Foi a partir de maio de 2015 que comecei minha jornada rumo à aprovação. Após três meses fiz minha primeira prova CESPE, para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e fui aprovada.

Depois, fiz minha primeira prova IDECAN, para a Universidade Federal da Paraíba, e também fui aprovada. Após um ano, fiz minha primeira prova COPEVE-UFAL, para a Universidade Federal de Alagoas, e fui também fui. Todos para nível superior – arquiteta.

O Qconcursos.com é parte fundamental disso e continuará sendo. Indico para qualquer pessoa que esteja trilhando o mesmo caminho.

Deixo aqui minha dica: ler muito bem os editais, estudar, responder questões da banca que fará a prova, não ficar com dúvidas, perguntar bastante, organizar seu tempo, organizar sua mente e ter fé (qualquer que seja). Tudo é importante.

Estudar é um hábito. Acredite em você! Se está na “fila” para um concurso público, não saia dela. Mesmo que você algo aconteça, volte para o final dela novamente e continue!

Fui nomeada para o cargo efetivo federal de arquiteta do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Fiquei em 4º lugar da região Nordeste.

Sei que essa jornada é complicada, mas garanto que a alegria de ler seu nome no Diário Oficial, assinar o termo de posse e entrar em exercício no serviço público vale todo o esforço. Se essa é sua meta, com certeza será o ápice da sua vida profissional – e uma superação pessoal.

À equipe Qconcursos.com (responsáveis, professores, estudantes), meu muito obrigada. Sintam-se abraçados e que vocês tenham muito sucesso.

Obrigada, obrigada e obrigada!

Você também tem uma história de aprovação com o Qconcursos.com? Inspire e motive outros estudantes! Conte pra gente clicando aqui.

Comentários