Hugo foi aprovado em 1º lugar em quatro concursos

Início » Aprovados » Hugo foi aprovado em 1º lugar em quatro concursos
By | 2018-05-02T12:16:35+00:00 02 de maio de 2018|Aprovados, Notícias Concursos|

Sou Hugo Assunção Capistrano, tenho 28 anos, sou formado em economia na UFMT e sou Controlador Interno na Câmara de Sorriso (MT).

O início de tudo

Em 2013, aos 23 anos, me formei e logo comecei os estudos para concursos públicos, sempre almejando o cargo de Controlador/Auditor Interno. Isso aconteceu depois de um estágio que fiz em um órgão público.

Após cinco meses de estudos, fui aprovado em 1º lugar para Controlador Interno da Câmara Municipal de Alto Araguaia (MT), mas não assumi o cargo por uma questão de logística.

Desde 2014 venho intensificando os estudos e acumulando algumas aprovações, sendo quatro em 1º lugar. Continuei firme nos estudos e consegui mais aprovações em outros cargos – como Economista e Analista. Como não era convocado, resolvi prosseguir nos estudos rumo ao cargo de Auditor Interno.

Em 2016, passei em 1º lugar para Controlador Interno da Prefeitura em Livramento (MT) e fiquei como Auditor Geral do Município durante 6 meses, sempre mantendo a rotina de estudos e resolvendo questões no Qconcursos.com.

Dificuldades e apoios

Minha maior dificuldade foi o tempo. Isso porque depois de me formar eu comecei trabalhar com meu pai na empresa da família, assim me sobrava apenas o período noturno para focar nos estudos. Nesta época, avisei minha família, namorada e amigos de que esse período seria só para meu estudos.

Dos meus amigos, 50% são concurseiros também, então eles logo entenderam a importância da minha dedicação aos estudos. Foi muito bom esse apoio deles.

A família foi o primordial, pois, como eu tinha acabado de me formar, ainda não sabia ao certo para qual área seguir (economia, auditoria ou fiscal) e eles foram essenciais nessa fase de decisão.

Minha esposa (namorada na época) me ajudou muito, pois comecei a fazer concursos pelo Brasil e ela sempre ao meu lado – além de me apoiar muito emocionalmente.

Rotina de estudos

Trabalhava durante o dia na empresa da família e estudava para concurso à noite e de madrugada. Muitas vezes, quando me empolgava com a matéria, até via o dia amanhecer!

Lembro de passar madrugadas no Qconcursos.com resolvendo questões e você pode acreditar: era empolgante! Uma ferramenta incrível, com diversos filtros, comentários e uma dinâmica bem fácil de usar.

Meu método de estudos focava na resolução de questões, fiz muitas, muitas mesmo! Cheguei a resolver mais de 25 mil questões (tem minha conta lá para comprovar hehe)!

Foi com essa grande resolução de exercícios que tudo foi ficando mais fácil, e quase que no automático, pois comecei a perceber como as bancas pensavam e organizavam as questões.

Tudo isso me ajudou muito, porque eu não procurava questões em outro lugar; se quisesse alguma questão ou tivesse dúvida, já ia direto para o Qconcursos.com.

Quando eu começava meus estudos para um concurso, corria para o site e começava filtrando todas as questões que a banca já tinha elaborado sobre o assunto. Depois resolvia todas elas, fazendo anotações.

Quase sempre eu estudava duas matérias por semana e quando estava 100% em uma matéria eu fechava três na semana.

Eu estudava todos os dias, não perdia um sem estudar! Inclusive minutos antes da prova eu estava revisando, pois naquela revisão poderia estar uma questão que me colocaria em 1º lugar.

Mesmo com esse foco nos estudos, eu tirava um tempo para descansar: praticava exercícios físicos, curtia a família, jogava futebol, tudo para dar uma tranquilizada. Mas logo depois voltava firme aos estudos.

Nesse período passei novamente em 1º lugar para Controlador Interno na Câmara Municipal de Sorriso (MT), onde estou atualmente. Todos os concursos em que passei em 1º lugar tinham apenas 1 vaga, ou seja, o grau dificuldade era ainda maior.

O importante é você ter um objetivo e seguir com ele até o fim, com muito foco. Digo foco pois é necessário saber estudar para concurso – e quando você aprende pode ter certeza que as coisas caminham de um jeito bem melhor.

Hoje, sou Controlador Interno, o cargo que eu escolhi ser desde que me formei. Porém, tenho como meta maior o cargo de Conselheiro Substituto do Tribunal de Contas e continuo firme e forte nos estudos para alcançar esse objetivo.

Comentários