Mesmo diante de todos os desafios, Paula conquistou o 1º lugar

Início » Aprovados » Mesmo diante de todos os desafios, Paula conquistou o 1º lugar
By | 2018-07-24T11:04:43+00:00 24 de julho de 2018|Aprovados|

Meu nome é Paula Pimentel, sou de Salvador e fui aprovada no cargo de Analista de Cerimonial da Câmara Municipal de Salvador. Foram alguns anos de luta e, olha, não foi fácil não, viu? Mas, vou contar a minha trajetória.

Tudo começou…

… quando decidi dar asas à minha vontade de conquistar a estabilidade e um futuro mais tranquilo. E foi exatamente em 2014 quando comecei a estudar para concursos.

No começo eu achava que não teria disposição e me desestimulava quando via a altíssima concorrência. No final de 2014, saiu o edital para o concurso da Petrobras com provas marcadas para o início de 2015 e nessa época, eu já estava cansada do meu emprego e decidi largar tudo e me dedicar exclusivamente para esse concurso.

Porém, os concursos da Petrobras exigem o mínimo de 50% de acertos em cada matéria básica, que no caso era Português e Matemática. Caso contrário, você é eliminado.

Apesar de ter feito pontuações altíssimas nas outras matérias, das 10 questões de matemática, acertei apenas 4 e fui eliminada.

Fiquei uns dois meses arrasada, sem conseguir estudar e, pior, sem emprego.
Mas, não tinha jeito e resolvi que precisava usar esse meu bom desempenho como estímulo. Foi quando comecei a procurar outros concursos.

Os desafios e as dificuldades

Meus maiores desafios foram conseguir me sustentar e pagar as contas, já que não tinha como sair do meu apartamento para ir morar com familiares para reduzir custos, além de manter o psicológico saudável para conseguir estudar tranquila.

No primeiro ano eu não trabalhei. Apesar de morar sozinha e não contar mais com o apoio de meus pais, pois são falecidos, passei um ano vivendo das economias que fiz e com a rescisão do antigo emprego.

A partir do 2º ano, precisei voltar a trabalhar e optei pela atividade de motorista de aplicativo, pois me permitia programar meus horários e conciliar com os estudos.

Uma grande dificuldade era o cansaço, pois havia dias em que só sobravam 4 horas para dormir, uma vez que tinha que conciliar o trabalho, de 12 a 14 horas por dia dirigindo, com os estudos e ainda com todos os afazeres domésticos.

Eu e o Qconcursos.com

No primeiro ano, lá em 2014, apesar de já ser assinante do Qconcursos.com, resolvia poucas questões, pois achava que primeiro deveria aprender todo o assunto para só depois tentar as questões, o que foi o meu maior erro.

A partir do segundo ano, comecei a reservar meia hora do estudo de cada matéria apenas para resolução de questões, o que dava uma média de 20 a 30 questões por matéria (a depender da matéria). Isso foi um pulo na minha preparação!

O Qconcursos.com teve uma enorme relevância na minha aprovação, pois a resolução de questões foi a forma mais eficaz de eu assimilar o assunto.

Percebi que, quanto mais você resolve questões, começa a se deparar com muitas assertivas bastante parecidas e, muitas vezes, até iguais, passando a respondê-las de forma mais rápida, quase automática.

Você também passa a perceber a forma como a banca cobra as questões e quais assuntos são mais abordados por determinada banca.

Aprovação em 1º Lugar

Em Fevereiro de 2018, prestei o da Câmara Municipal de Salvador para o cargo de Analista da área de Cerimonial, no qual finalmente consegui a aprovação em 1º lugar. Ufaaa!!!

Eu estava muito bem assessorada desta vez: muitas questões no Qconcursos.com. E sabe aquela dificuldade com a discursiva? Então, foi resolvida por meio do site Redação Perfeita. Eu me “profissionalizei” em redação para concursos!

Tranquilidade no coração!

Meu objetivo foi conquistado! Consegui passar em 1º lugar em um concurso de nível superior para a minha área de formação (Relações Públicas), para a qual existem muito poucos concursos, vou trabalhar com Cerimonial, que eu adoro, e ainda no Poder Legislativo.

Agora, eu quero poder descansar e aproveitar essa fase maravilhosa de sensação de dever cumprido e esforço recompensado.

Aos que se mantêm na trajetória

A primeira e mais importante dica que eu dou aos que ainda estão buscando a aprovação é que não percam o foco nunca por mais que as dificuldades apareçam para desestimular.

Quanto a dicas de estudo, acho muito importante descobrir qual o seu melhor horário de rendimento. O meu é pela manhã, então, sempre reservava esse período para estudar. E se o cansaço for mais forte do que você, pare, descanse e só depois retome.

Também, sempre reserve um tempo para resolução de questões logo após estudar determinado assunto. Isso faz com que você assimile mais rápido.

No mais, eu desejo de coração estar lendo a próxima história aqui: a sua!

Foco e felicidades!

Comentários