Descubra porque você precisa estudar para concursos com questões

Início » Notícias Concursos » Descubra porque você precisa estudar para concursos com questões
By | 2018-06-18T09:42:09+00:00 18 de junho de 2018|Notícias Concursos|

Primeiro você decide que vai estudar para concursos públicos, começa a ler as matérias – focado em alguma prova específica ou aleatoriamente, mas logo vê perdido entre tanto conteúdo e sente que não vai dar conta de absorver tanta informação.

Chega o dia da prova, você fica nervoso, não sabe o que esperar das questões e aí… se decepciona com o resultado. Esse tipo de depoimento é uma constante entre as histórias de aprovados que recebemos e publicamos semanalmente.

O que muitos dizem também é que o susto ou a decepção são responsáveis por uma mudança no método de estudo e na estratégia. Então, começam a focar em bancas, no estilo de cobrança de cada uma delas, pegadinhas, etc.

Uma das melhores maneiras de lidar de se preparar é, claro, treinando! Estudar com questões de provas anteriores é uma das melhores maneiras de manter este treino, como nossa lista de aprovados já demonstrou. E é por isso que o Qconcursos.com conta com conteúdo sempre atualizando, com as últimas provas de concursos.. Ao todo, já são mais de 700 mil questões para você se dedicar sem deixar de lado nenhum detalhe!

O coach Felipe Lima, autor do livro Mapas Mentais e Memorização para Concursos, já destacou que resolver questões assim que você termina de estudar um tema ou matéria específica ajuda no processo de memorização.

Colocar em prática o que foi aprendido ajuda a desenvolver a memória – e ainda é menos desgastante do que ficar lendo muitas e muitas vezes o mesmo texto. (Veja aqui outros truques de memorização).

Conversamos também com o professor do Qconcursos.com, Thiago Jordace, que reforçou a importância de estudar para concursos públicos resolvendo questões. “Treinar questões anteriores da banca organizadora facilita a fixação do conteúdo teórico”, disse ele.

“Além do estudo aplicado-prático, há o aprendizado do padrão de cobrança do certame – fundamental para a aprovação -, já que as questões são muitas vezes com conteúdos repetidos e formatos diferentes”, explicou.

Dicas dos aprovados

Eliel Madeiro: Ele fazia cursinho fora e, com o tempo, percebeu que dava para estudar só em casa. “Isso veio depois de muitas pancadas: perdia horas assistindo aulas que podiam ser estudadas mais rápido e lendo PDFs. Me organizando melhor, estudava em torno de seis disciplinas por dia e fazia umas 30 questões de cada uma delas, totalizando 180 por dia”, disse ele.

Eliomar Júnior: Estudava em cursinho e sempre se decepcionava com seu desempenho nas provas. “Foi aí que comecei a estudar de maneira correta: fiz planos de estudos, estudava mais aquelas matérias que sentia mais dificuldade e, principalmente, fazia muitos exercícios no site. Estudava a teoria e, imediatamente após a fixação do conteúdo, resolvia muitas questões”, contou.

Allan Cavalcante: Começou a estudar sem saber como fazer, com livros e apostilas antigas. Ao perceber que não estava rendendo, passou a praticar resolvendo questões. “Percebi que tive uma grande melhora nos estudos e cheguei à conclusão de que não adianta dominar o assunto: é necessário aprender a ‘arte’ de fazer provas e a importância de direcionar os estudos para a banca examinadora”..

Hugo Capistrano: Trabalhando durante o dia, ele estudava à noite e de madrugada. “Meu método focava na resolução de questões. Fiz muitas, muitas mesmo! Cheguei a resolver mais de 25 mil questões! Assim, tudo foi ficando mais fácil – e quase que no automático, pois comecei a perceber como as bancas pensavam e organizavam suas provas”, garantiu ele.

Tony Nascimento: Seu método de estudos também foi a resolução de questões: foram mais de 4 mil em apenas 45 dias! “Resolver questões é fundamental para a aprovação, pois a partir dos exercícios o estudante consegue conhecer a banca, descobrir os assuntos mais cobrados e, ainda, revisar e massificar o conteúdo estudado”, disse.

O ano de 2018 é um dos mais empolgantes para os concurseiros. Entre concursos autorizados e previstos para os próximos meses, devem ser abertas mais de 300 mil vagas! Comece a se preparar estudando com mais de 700 mil questões de concursos clicando aqui.

Comentários