Este é o momento certo para se planejar, organizar-se e colocar em prática o plano de estudos. O conteúdo é extenso e ainda há possibilidade de redação

16 de março de 2017|Destaque|

concurso mpu 2017O concurso MPU 2017 já começa a dar boas notícias para quem almeja uma vaga no Ministério Público da União (MPU).

Segundo notícias na imprensa, as oportunidades serão para os cargos de técnico administrativo, que exige apenas nível médio e tem remuneração de R$7.260,41 e analista de Direito, para os graduados na área e que oferece remuneração de R$11.345,90.

A expectativa é de publicação do edital já para agosto deste ano.

A comissão responsável pela seleção já foi definida segundo portaria publicada no Diário Oficial (pág. 59). Veja aqui a Portaria.

A banca organizadora do MPU tem se mantido o CESPE.

Mais de questões 170 mil online da banca Cespe

Último concurso

O último concurso do MPU foi em 2015 para a área de apoio. Foram contempladas 25 vagas, ao todo, para os cargos de Analista, com especialidades em Engenharia Química, Finanças e Controle e Atuarial e Técnico, com especialização em Segurança Institucional e Transporte.

Veja as provas e questões online de 2015 

Contratação além do previsto

O Ministério Público da União tem a tradição de ofertar vagas em todo o país. Em 2013, o concurso para analistas e técnico contou com  contou com 146 vagas + cadastro reserva. Porém, de acordo com informações divulgadas, a instituição convocou mais de 4 mil candidatos.

No caso do concurso MPU 2017, a Lei Orçamentária Anual deste ano prevê a admissão de 681 novos servidores no MPU. Há ainda 1.762 cargos vagos, que poderão elevar o número de chamadas.

Hora de preparar-se para o concurso MPU 2017

Este é o momento certo para se planejar, organizar-se e colocar em prática o plano de estudos para o concurso MPU 2017.

Muito importante analisar os últimos editais e verificar os pontos chaves das provas para afinar-se às peculiaridades da banca CESPE, que é a organizadora que se mantém no comando dos concursos da instituição.

Redação

O conteúdo é extenso e ainda há de se preparar para a possibilidade de prova discursiva. Nesta prova, o Cespe tem a tradição de criar paralelos entre temas atuais e o conteúdo programático do edital.

No concurso de 2013, além dos cargos de Analistas que tiveram discursiva que versava sobre temas inerentes à especialização, a banca cobrou redação apenas para o cargo de Analista que consistia numa redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, sobre o tema Legislação aplicada ao MPU e ao CNMP, constante dos Conhecimentos Básicos do edital. Nesse ano, não houve cobrança de redação para o cargo de nível médio.

Veja as prova e questões online de 2013

No concurso de 2010,  foi cobrada uma redação para o cargo de técnico que exigia do candidato um conhecimento específico dos conteúdos de Administração Geral, Administração Pública e Direito Administrativo, disciplinas cobradas no conteúdo programático para dissertar sobre um tema atual que foi “A importância do planejamento (estratégico, tático e operacional) para o sucesso da realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil”.  Aproveite e veja aqui a redação de 2010.

Veja as provas e questões online de 2010

Bons estudos e rumo à aprovação!

Encontrou algum erro? Notifique-nos para acertarmos cada vez mais! 😉

Comente no nosso post e dê a sua contribuição! Vai ser legal saber o que você pensa sobre esse assunto. 😉