Como estudar para o concurso TRE RJ 2017 – Tribunal Regional Eleitoral

Início » Destaque » Como estudar para o concurso TRE RJ 2017 – Tribunal Regional Eleitoral

Neste post você vai aprender se organizar e planejar bem os seus estudos para o concurso TRE RJ 2017. Além de ganhar dicas das disciplinas importantes

By | 2017-07-11T16:05:16+00:00 23 de junho de 2017|Destaque|

concurso TRE RJOlá pessoal, o concurso TRE RJ 2017 (Tribunal Regional do estado do Rio de Janeiro)  já está autorizado e com a comissão formada. Essa é uma boa notícia para quem ainda estava na dúvida entre estudar ou não. Agora é pra valer! É uma grande oportunidade para quem deseja ingressar na carreira pública.

Por isso, a gente separou informações importantes que você acompanha neste nosso bate-papo. Vem comigo!

Por que estudar para o concurso?

Estudar para o concurso é uma excelente oportunidade tanto para quem tem nível médio como para quem já é graduado.

As remunerações estão excelentes para Tribunais Regionais Eleitorais podendo chegar a 10 mil reais.

E o melhor  de tudo é que quem já possui nível superior em qualquer área pode fazer provas para os dois cargos, caso a prova seja em horários diferentes como no último concurso. O que é bem provável que aconteça.

Além disso, como eu disse lá em cima, as remunerações são muito atrativas, sem contar que você estará em uma instituição que tem como missão “garantir a legitimidade do processo eleitoral”.

E, como visão, o TRE RJ pretende “tornar-se, até 2021, Tribunal de destaque na eficácia do julgamento das ações eleitorais, na prevenção e coerção de práticas eleitorais ilícitas e na promoção do exercício consciente da cidadania”. E imagine quem estará lá participando desse processo? Você mesmo!

Por isso, a sua  missão é começar a estudar desde já e planejar-se com uma única visão: fazer parte do quadro de servidores do TRE RJ!

Nós vamos ensinar esse caminho para você! Vem comigo!

Vou contar um pouquinho sobre o último concurso para que tenha uma ideia de como foi a prova. Afinal de contas, você precisará ter um norte para seguir a sua preparação e, usaremos como direção o último concurso.

Veja questões comentadas do concurso de 2012
Confira as novidades sobre Concursos no Brasil

Último concurso

No concurso anterior, que foi finalizado em 2012, foram ofertadas 19 vagas de Técnico e Analista Judiciário. Foram mais de 43 mil inscritos. E mais de 200 candidatos classificados foram nomeados até 2016, ano em que o concurso expirou.

Aqui você pode ter a nítida noção de que o baixo número de vagas não influenciou muito , não é? O TRE RJ tem costume chamar muito além do número de vagas.

Ah e não se preocupe com esse número de inscritos elevado: se 5% estiverem preparados é muito. E me arrisco a dizer que nem 5%!

A organizadora foi a banca CESPE. Já sabemos que temos de ter um grau de maturidade elevado para se dar bem com essa banca. É uma banca de alto nível.

Naquele concurso, as vagas foram distribuídas da seguinte forma:

Analista Judiciário –  áreas Administrativa, Contabilidade, Análise de Sistemas, Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Judiciária;

Técnico Judiciário –  áreas Administrativa, Operação de Computador e Programação de Sistemas. Veja os comentários das questões da prova de 2012 com nossos professores 

No concurso de 2012, a seleção para os cargos compreendia as seguintes fases:

  1. provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos, de responsabilidade do CESPE/UnB;
  2. prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, somente para os cargos de Analista Judiciário e de Técnico Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Programação de Sistemas, de responsabilidade do CESPE/UnB.

Vamos agora às dicas para uma boa preparação para esse concurso. E nós vamos lhe dar uma direção. Combinado?

Assista a uma aula de Direito Eleitoral

Como estudar para o concurso

Como você já sabe, o último concurso do TRE RJ foi em 2012 e, como eu disse anteriormente, foi organizado pela banca Cespe o que já ajuda e muito a dar um direcionamento de como você deve fazer um planejamento de estudos.

Opa, planejamento de estudos é a palavra de ordem para você que está atrás da sua ‘vaguinha ao sol’.

Pensa comigo, se para tudo na nossa vida é necessário um planejamento, não seria diferente para a preparação para um concurso público, não é?

Até porque pode ser que o prazo entre essa boa notícia da autorização e a publicação do edital não seja muito longo. Então, você precisa aproveitar ao máximo o tempo a seu favor, certo? Para isso, é necessário começar a estudar antes mesmo da publicação do edital.

Uma boa dica é olhar para o edital do concurso do TRE BA que também está sendo organizado pelo CESPE e notar as mudanças que ele fez em seu edital. Essas mudanças são significativas e muito provavelmente podem ser inseridas, também, no contexto da prova do TRE RJ.

E por que eu falo isso? Oras, uma das mudanças foi a inclusão da disciplina de Sustentabilidade que tem muito a ver com o cenário atual no qual grande atenção do país é destinada a esse campo. Então, é muito provável que também entre no concurso do Rio de Janeiro. No concurso do Tribunal Regional Federal que abrange o rio de Janeiro já foi inserida essa disciplina. É um caminho a seguir. Veja questões sobre sustentabilidade.

Outro conteúdo de extrema relevância, que também foi inserido no edital do TRE BA e tem sido recorrente e muitos editais, é Noções sobre Direito das Pessoas com Deficiência. Veja aqui questões da Lei 13.146/2015

Então, vale a pena olhar para essas mudanças com atenção e já começar a inserir na sua preparação.

Mas, e se não cair na prova do TRE RJ, pelo menos você ganhou um belo de um conhecimento que pode, inclusive ajudá-lo em outras provas.

Assista à correção de uma questão da última prova

E a banca?

É possível que a banca Cespe se mantenha igual a do último concursos e é por ela que temos de estudar. Se a banca for outra para o concurso TRE RJ 2017, esteja ciente de quem estuda pela maior, ‘abraça’ a melhor tranquilamente! Claro que o Cespe tem um perfil próprio de abordar alguns assuntos. Ou seja, ela aborda alguns temas de uma forma que outras não abordam. O que pode ser interpretado como certo para o Cespe, pode estar errado para outras bancas.

Mas, se a banca mudar, você terá um prazo para redirecionar seus estudos de acordo com a banca.

Então, não se assuste! Tudo dá certo com planejamento!

Organize-se e chegue ao seu objetivo! Abaixo damos um passo a passo para um bom planejamento de estudos para o concurso do TRE RJ 2017.

Veja nossos Guias de Estudos para o concurso TRE RJ 2017

  1. Cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa – Clique aqui
  2. Cargo de Técnico Judiciário – Área AdministrativaClique aqui
  3. Cargo de Analista Judiciário – Área JudiciáriaClique aqui

Planejamento de estudos para o concurso TRE RJ

  1. Defina seu objetivo –  preparar-se para o concurso do TRE RJ 2017 para estar entre os classificados. 😉
  2. Tabela de estudos -essa ferramenta vai lhe ajudar e muito a organizar a forma como todas as disciplinas do edital (anterior) serão distribuídas durante o seu dia. Ah, não se esqueça de separar tempo para a resolução de questões após cada tópico estudado e, ainda, reservando espaço para a feitura de simulados (aqui você usa como base o de 2010). Abaixo você encontrará as tabelas que preparamos para você;
  3. Planilha de estudos– é onde você vai aplicar todos os passos dados nas disciplinas, ou seja, quais são os tópicos a serem estudados e em quanto tempo você os eliminou. Aqui é muito importante usar metas de prazos estabelecidos no planejamento. Pode ser o edital esquematizado;
  4. Definir metas e prazos –  isso é importante para dar a noção de que você cumpriu determinada tarefa.  Porém a meta precisa ser cumprida, então, não pegue tão pesado. Uma dica é ir aos poucos aumentando, pesando mais a ‘mão’. Tem de ser algo que você possa cumprir;
  5. Simulados – dessa ferramenta você nunca pode abrir mão. A preferência é que você faça simulados semanalmente em cima do conteúdo estudado naquela semana. Clique aqui e baixe o seu cartão- resposta personalizado do QC.

Então, mãos à obra e bons estudos! Depois vou querer escrever a sua história lá no Aprovados. Combinado? 😉

Beijos da Cláudia Jones, do Qconcursos.com

Antecipe seus estudos para o TRE-RJ

> Comece agora mesmo:

Analista Judiciário – Área Administrativa: https://cursos.qconcursos.com/categories/concursos-previstos/subcategories/tre-rj-analista-judiciario-area-administrativa

Técnico Judiciário – Área Administrativa: https://cursos.qconcursos.com/categories/concursos-previstos/subcategories/tre-rj-tecnico-judiciario-area-administrativa

Analista Judiciário – Área Judiciária: https://cursos.qconcursos.com/categories/concursos-previstos/subcategories/tre-rj-analista-judiciario-area-judiciaria

Tabelas que separamos para você com base no último concurso

 

Comentários