Aprovado em concursos diversos, Michel não para de estudar

Início » Aprovados » Aprovado em concursos diversos, Michel não para de estudar
By | 2017-09-28T15:04:52+00:00 02 de outubro de 2017|Aprovados|

Aprovado em concursosConheça a história de Michel Serva, aprovado em concursos diversos que venceu a falta de vontade de estudar.

A história

Para ser aprovado em concurso público não é necessário ser gênio ou CDF, basta fazer as escolhas corretas (de materiais e cursos) e ter muita disciplina nos estudos.

Eu, por exemplo, sempre fui um aluno mediano.

Na verdade, eu era meio avesso aos estudos, e por isso demorei tanto a conscientizar-me de sua importância.

Durante muitos anos, insisti no mercado privado por questões de sobrevivência, mas também por fuga aos estudos para concursos. No entanto, chega uma hora em que a vida te cobra em relação às suas escolhas equivocadas.

Estava recém-casado e por mais que eu me dedicasse, não conseguia manter-me muito tempo nas empresas.

Na última empresa privada, eu me doava por completo: chegava cedo, saia tarde, dava treinamentos, procurava reduzir os gastos… Mas nada foi suficiente para manter o meu emprego.  E este foi o “estalo” necessário para que eu enveredasse por esta vida de concursos públicos.

A cartada

Em Agosto de 2011, eu e minha esposa resolvemos que eu não voltaria para o mercado privado.

Decidimos  que eu deveria começar a me preparar para concursos públicos.

Poucos recursos, internet precária, mas com muito esforço: assim começava a minha vida de concurseiro.

Por muitas vezes pensei: Será que esta é a escolha correta? Será que eu vou demorar a conseguir uma aprovação?

Essas dúvidas sempre estarão presentes na cabeça do concurseiro. Porém, é importante saber que tudo depende somente do quanto estamos decididos a nos esforçar.

Era muito ruim, ver a minha esposa saindo para trabalhar e eu ali sem condições de prover a nossa casa, mas ainda assim, permanecemos firmes no nosso objetivo.

 Primeira conquista

Em Janeiro de 2012, prestei meu 1º concurso, após alguns meses de preparo: Secretaria Municipal de Educação de Maricá RJ. Fiquei em 1º lugar.

Devo lembrar, que conforme mencionado no início do texto, sempre fui um aluno mediano.

O QC

Com esta aprovação, percebi que eu poderia alçar voos ainda maiores e nesta fase conheci o Qconcursos.

Mesmo com pouca experiência em estudos para concursos pude notar a importância da resolução do maior número de questões.

O Qconcursos, além de possuir uma equipe altamente capacitada, nos oferece um ambiente de estudos com muitas facilidades. O filtro de questões do QC é muito bem elaborado.

Sempre quando eu errava uma questão, era ajudado pelos comentários das questões feitos pelos colegas mais experientes.

Aprovado em vários

Com o auxílio do Qconcursos, aliada ao meu esforço e disciplina, consegui êxito em vários concursos:

  • SEPLAG-RJ (4º lugar);
  • IFRJ (14º);
  • INES (20º);
  • UFF (33º);
  • Colégio Pedro II (28º), dentre outros.

Atualmente exerço o cargo de Assistente em Administração do Colégio Pedro II, mas continuo estudando e consequentemente resolvendo muitas questões do Qconcursos.

No meu estágio atual de estudos, uma ferramenta importante do QC que vem me auxiliando é a indicação de que a questão está desatualizada.

Apesar de já ter sido aprovado em bons concursos federais, continuo estudando com afinco, pois almejo voos ainda maiores. Minha rotina de estudos é a seguinte:

Quantidade de horas estudadas:

  •  três a quatro horas (líquidas), de segunda a sexta
  • cinco a seis horas (líquidas), nos finais de semana e feriados.

Resolução de questões:
Em média, resolvo de 30 a 50 questões por dia,. Não me baseio em número de exercícios, mas sim na solidificação do conteúdo estudado.

Resolvo-as concomitantemente à teoria, mas quando termino a disciplina, resolvo novamente questões dos assuntos que apresentei dificuldades.

Objetivos:
Não almejo uma área específica, mas tenho alguns concursos como “sonhos de consumo”, dentre eles, os TRE’s e o Banco Central.

Apesar de pretender continuar na esfera federal, não descarto a possibilidade de um bom concurso em outra esfera (estadual ou municipal). Ex: MPE-RJ, TCM-RJ, etc.

Quem estuda para concursos e não se prepara em um site com a competência do QC, corre o risco de encontrar questões defasadas e, com isso, se preparar de forma errada para alcançar o seu objetivo.

Em resumo: Bons materiais + Esforço e Disciplina + QC = Aprovação

aprovados em concursos públicos

Comentários