A aprovação veio com o treino de questões

Início » Aprovados » A aprovação veio com o treino de questões
By | 2017-09-04T19:04:15+00:00 17 de fevereiro de 2017|Aprovados|

Esta história de aprovação é de uma mãe de família, igual a muitas outras, separada e sem direção que, ao ver desemprego bater à porta, reuniu todas as forças para virar o jogo.

Helena Irber, de 40 anos, em 2017, aprovada no Tribunal de Contas do Paraná -TCE para Analista de Controle Externo, divide com a gente a sua trajetória.

O Início

Comecei minha maratona em busca da aprovação em concursos em 2004, após me separar do pai dos meus filhos.

Naquela época, era tudo bastante difícil porque não existiam as ferramentas que temos hoje.

Tinha um emprego temporário num hospital militar aqui do DF.

Não tinha dinheiro para pagar cursinho, pois o pouco que ganhava, pagava a faculdade de Jornalismo.

Meu contrato com o antigo emprego acabou e eu fui parar no fundo do poço.

Desempregada, doente e sem dinheiro para pagar um bom cursinho, utilizava o material que já tinha em casa.

Falta de organização

Cometi vários erros durante a preparação por falta de informação: só estudava quando saía os editais, não resolvia muitas questões, só lia as apostilas e não possuía rotina de estudos.

A cada concurso, tinha que começar do zero. Estava “brincando de estudar” para agradar a família e não a mim mesma e não para conseguir.

1ª aprovação sem chances de ser contratada

A primeira aprovação chegou em 2013. Consegui passar no concurso do Cobra Tecnologia para Analista de Qualidade.

Estudei bem pouco, 1 mês e meio , dois meses no máximo. Estudava apenas matérias como raciocínio lógico e as específicas. Fui aprovada, mas não fiquei nem no cadastro reserva!
Havia perdido a esperança pois havia ido muito mal, só que dois anos e meio depois, eis que fui chamada.

Logo que fui admitida no Cobra , tomei uma decisão: voltar a estudar para concursos, dessa vez de forma séria, atrás de uma grande aprovação.

Mudança de estratégia

Resolvi fazer uma pesquisa de algum site que me ajudasse nos concursos, pois apesar de achar que estava em um lugar bom para se trabalhar, não possuía estabilidade e a crise já se avizinhava.

Por sorte , achei o Qconcursos.com após muitos dias revirando a internet de “cabo a rabo”.

O QC é um site de exercícios é bastante motivador. Eu podia resolver as questões e ainda tinha muitas aulas para assistir. Foi aí que fiz o concurso para técnica da Secretaria de Saúde-DF, onde trabalho atualmente.

O importante é organizar o tempo, porque ninguém pode deixar de viver para passar horas só estudando. Temos família, trabalho, diversão, necessidade de descanso…

O QC ajuda a irmos na direção certa, estudando e pegando o know-how para as provas mais difíceis. Se torna mais agradável o estudo e

A grande cartada

Em 2016, aconteceu meu último e grande êxito foi a aprovação no Tribunal de Contas do Paraná -TCE para Analista de Controle Externo, na minha área Comunicação Social. Tudo isso em menos de um ano.

Para o TCE – PR, eu estudava por uma, duas horas diárias durante a semana e nos fins de semana estudava de 3 a 4 horas. Resolvia questões diariamente da banca Cespe, que era a organizadora do concurso e dava preferência para estudar as matérias especificas e treinar redação.

Na véspera do concurso procurei descansar bastante e, no dia da prova, acordei bem cedo e sai com antecedência para não ter perigo de perder a prova.

Próxima meta

Meu próximo objetivo é ser aprovada no concurso para Consultora Legislativa na Câmara Distrital ou Senado Federal.

Ser aprovada em um concurso publico é algo que traz uma sensação de realização inexplicável. É uma mistura de realização profissional e pessoal. É como se fosse um “nascer de novo”.

Meus pais agora se enchem de orgulho ao falar de mim. Não sou mais a chacota da família e todos pararam de me olhar torto.

Comentários