Carta aos assinantes

carta-qc
Há mais ou menos uma semana, programamos um intervalo para alguns ajustes necessários em nosso site. A ideia era parar por cinco horas, durante a madrugada, para fazer a manutenção necessária.
Sendo assim, fizemos diversas comunicações antecipadamente para que os usuários programassem o horário dos estudos.

No entanto, não contávamos com o atraso no período de manutenção, pois nos deparamos com alguns imprevistos técnicos, o que acabou atrasando o término do trabalho. Esse fato foi sanado e a equipe disponibilizou um bônus na assinatura de cada usuário.

Os ajustes serviram para continuarmos oferecendo um ambiente cada vez mais estável para nossos usuários. Afinal, o QC prima pela qualidade na preparação de seus estudantes.

Além disso, algumas modificações foram feitas com o intuito de preparar o ambiente de estudos para uma nova versão do site. Com isso, recebemos muitas dúvidas e sugestões que foram enviadas para a diretoria e analisadas uma a uma.

Com a participação dos usuários, o que é de suma importância, conseguimos ajustar algumas inconsistências em certas funcionalidades.

Por exemplo, após o termino da manutenção, verificamos um problema de ordenação na listagem das questões, o que foi corrigido com o alerta da comunidade.

Por outro lado, estamos reforçando o conceito de organização em relação ao ambiente de estudos. Vejamos as mudanças que foram feitas:

Classificação dos Comentários – com a inserção da ferramenta Útil, os melhores comentários ou os mais bem classificados, serão listados primeiro em cada questão. Essa mudança traz os comentários mais benéficos para os estudantes segundo as opiniões dos integrantes da própria comunidade. Isso, faz com que os comentários que não contribuam para os estudos e o contexto da questão, tenham menor prioridade.

Formatação dos Comentários -  uma grande reclamação dos usuários era em relação ao uso exagerado das ferramentas de formatação que acabavam por poluir o ambiente de estudos. Esse alto índice de reclamação, ajudou-nos a enxugar o rol de ferramentas nesse espaço e deixar apenas as necessárias para a formatação dos comentários dos alunos.

Guia de Estudos - essa ferramenta trazia o conteúdo de forma ampla e pouco contextualizada para determinado concurso e necessidade do estudante. Isso, fez com que nossa equipe trabalhasse no aperfeiçoamento de uma ferramenta de maior utilidade. O que está sendo feito e será levada para a nova versão. Enquanto isso, você poderá acompanhar pelo nosso blog, nas matérias dos principais concursos, um quadro resumo de estudos com links para as questões do site.

Ranking, Pontos e Selos- Tendo em vista algumas situações não previstas nas regras, o uso indevido por participantes em busca de pontuação  e o mau dimensionamento do mesmo ao longo do tempo, optamos por suspender o programa temporariamente elaborando um novo sistema de pontuação e ranking de participação. Com isso, buscamos uma disputa sadia e por mérito, o que beneficiará todos os participantes. Saiba mais sobre esse assunto aqui.

Índice de Assuntos das Disciplinas - Conforme noticiado em nosso blog, nossos índices estão sendo reformulados com base em critérios mais corretos do ponto de vista acadêmico-pedagógico, o que proporciona ao candidato uma forma mais coerente de disponibilização dos assuntos e facilita ainda mais o acesso à informação desejada.  Uma vez que este trabalho altera a classificação de assuntos e disciplinas de algumas questões , o número de questões resolvidas por disciplina no gráfico de desempenho por disciplina, localizado em Minhas Estatísticas, poderá sofrer alterações repentinas. Saiba mais sobre esse assunto aqui.

Todas essas mudanças vêm ao encontro da preparação para a entrada do novo site do QC que trará muitas novidades. Estamos preparando um ambiente moderno, dinâmico, eficiente e construído com o apoio da comunidade.

O novo QC está sendocriado, levando em consideração as sugestões e opiniões colhidas na duas ocasiões em que liberamos  a nova versão do site para apreciação de vocês.

Acredite, em breve teremos um QC totalmente reformulado. Aguarde mais um pouco!

26 comentários sobre “Carta aos assinantes

  1. Bom dia, mais uma vez, venho aqui para reclamar das mudanças realizadas pelo site.
    A pior delas, que vetou a possibilidade de postarmos mapas mentais, figuras e formatar os comentários (para dar ênfase no que é mais importante), até a presente data, mesmo com inúmeras reclamações dos usuários, não foi implementada novamente.
    Como pleitear nunca é demais, volto a pedir-lhes a reconsideração de importante ferramenta.
    Outra, que estou dei conta há pouco tempo, foi a inserção de questões sem a devida separação por “assuntos”.
    Gente, não dá para fazer questões de um universo que é Direito Civil, por exemplo, sem delimitar o âmbito do que se quer estudar.
    Mais uma vez, relevem as mudanças.
    Eu me recuso a usar o novo portal. É por demais pesado para carregar, muitas informações desnecessárias e um leiaute nada simples, “embaralha” os olhos.
    Mais importante do que “modernizar”, é escutar quem realmente usa o QC e fez dele o sítio que é hoje! Ou seja, os usuários,
    Grata pela atenção, Simone

  2. Na minha opinião, no site QC, estão acontecendo muitas mudanças ruins! Muita coisa está ficando pior.
    Por exemplo, por que juntaram o assunto da Lei de Responsabildade Fiscal com o da Improbidade??
    E, ainda no Direito Administrativo, por que juntaram os assuntos Lei 8.112 e Agentes Públicos??
    Quem quer estudar somente o assunto “Agentes Públicos” não pode mais??
    E pior ainda, por que juntaram o assunto Licitações e Lei 8.666?
    Antes, o assunto era separado, agora quem quer estudar somente Licitações não pode mais, uma vez que a Lei 8.666 engloba tb Contratos Administrativos.
    Em Raciocínio Lógico, excluiram todos os assuntos q estavam, perfeitamente, separados conforme os editais de concursos, e juntaram tudo num só tópico. Ficou péssima essa nova organização dos assuntos no site.
    Em relação à formatação de comentários, houve um enxugamento das ferramentas, o que diminui os recursos para realçar ou destacar algum ponto importante num comentário.
    E tb, a respeito da impossibilidade, agora, de avaliar os comentários. Isso DESESTIMULA os estudantes a postarem comentários.
    Estou muito insatisfeito com todas essas mudanças que estão acontecendo.
    Enfim, péssimas mudanças que só fizeram o site perder qualidade!
    Espero que façam reavaliações das mudanças impostas no site.
    Grato!

    • Prezado renato,

      estamos em construção do novo portal, no qual todas as questões estão sendo reclassificadas por especialistas em cada área. Pedimos a sua compreensão para que aguarde um pouco mais até que o portal esteja pronto. Em breve teremos um portal cheio de novidades.

      Atenciosamente,

      Equipe QC

  3. Dentre mais uma das péssimas mudanças operadas pelo site está o fato de filtrarmos questões e elas se repetirem cinco vezes, bem como só aparecerem como se tivessem apenas 20 questões do assunto e quando digo 20 são 04, cada qual repetida 05 vezes. Notei este erro hoje (26/12/2013), durante o dia inteiro. Solicito correção, reanálise e resposta. Este foi o comentário (que reitero) do colega Dedy na pg. do Qconcursos.com.

  4. Sou mais um que vi mais malefícios do que benefícios em uma mudança grosseira e imposta a todos que contribuem, seja financeiramente, seja intelectualmente com o site. Todo mundo aqui (concurseiros, concursandos, estudantes, etc, enfim, seja lá qual o adjetivo que gosta de se dar) tem uma rotina extenuante e pretende otimizar, ao máximo, o tempo de estudo. As mudanças que estão ocorrendo diariamente causam um transtorno imensurável, mormente às vésperas de importantes concurso na área dos Tribunais, foco da maioria das pessoas. Muito dificulta esta “nova forma” de classificar questões de um modo “mais didático” sendo cediço que se o site prepara para concurso (ou pretende), deve seguir as regras do concurso que, em suma, é o edital. Não é forçoso concluir, portanto, que se os assuntos forem nomeados tal como colocados no edital fica muito mais dinâmico e mais fácil de estudar. Aliás, o próprio site oferece a opção de cada um fazer seu caderno, mas para isso, o estudante guerreiro tem que otimizar o seu tempo. Além do que, hoje (26/12/2013) o site apresentou mais um problema irreparável ao tempo precioso de estudo, quer seja, o filtro das questões está dando um problema em que a mesma questão aparece cinco vezes e apenas aparecem disponiveis 20 questões por assunto, o que é inadmissível porque para um site que se vangloria por ter o maior banco de provas e questões, apresentar este erro crasso é ferir de morte seu propósito de “quanto mais treinar melhor”. Não se pode treinar com 04 questões, mesmo elas se repetindo 5 vezes cada. Fica minha indignação ainda em relação ao custo que cada qual tem e a falta de retorno ou demora nas respostas, falta de compromisso para com o investidor e amadorismo na imposição de mudanças que não precisa trabalhar em pesquisas de satisfação para ler que tais mudanças mais trouxeram estresse e descontentamento do que benefícios. Obvio que é uma fase de adaptação, mas bom será se a equipe sintonizar as reclamações para não alterar “glamourosamente” um site que conquistou muitos seguidores pela simplicidade e dinamismo.
    Fica o registro na esperança de ecoar como contribuição pela simplicidade e aprovação, que é o que todos almejam aqui.

    • Prezado,

      Infelizmente não temos outra resposta, momentaneamente a dar-lhe, a não ser a que está sendo dada aos usuários que nos questionam a respeito das mudanças. Todas as suas colocações são pertinentes e levadas à equipe, assim como as demais colocações de nossos usuários. No entanto, conforme noticiado em nosso Blog, estamos aperfeiçoando nosso site e, em breve, teremos um novo QC. Foi preciso fazer algumas mudanças no site atual para que ele pudesse conviver com o novo. Estamos ainda em fase de testes.
      O novo site, que outrora fora apresentado aos assinantes para teste, está sendo trabalhado em cima das considerações da comunidade. Os pontos citados citadas por você estão sendo trabalhadas e aperfeiçoados de modo a atender às necessidades dos estudantes.
      Assim, pedimos sua compreensão e aguarde, pois o novo site chegará em 2014 cheio de novidades.

      Atenciosamente,

  5. Estou com um problema, tipo, antigamente eu marcava na filtragem os seguintes itens: questões Resolvidas, Pertencentes aos meus cadernos, Anuladas, Desatualizadas e aumentava para 20 questões/página. Com isso eu resolvia somente sobre aquele assunto escolhido . Hoje, se marco qualquer elemento de filtragem, ao invés de respeitar os parâmetros, simplesmente abrem todas as questões sobre aquele assunto ou disciplina, ou seja, se tiver 1000 questões sobre o assuntos todas elas se abrem. A solução precária que encontrei foi não marcar nada na filtragem e nem aumentar o numero de questões (5),no entanto, isso dificulta minha produtividade, porque tenho que a cada 5 questões resolvidas abrir mais 5, assim sucessivamente. Antes nao era assim. O que está acontecendo? Fiz dois tickets pelo site do QC e ainda não me responderam.

  6. Gostei das novidades, principalmente do comentário dos professores. Porém não gostei do enxugamento das ferramentas de formatação dos comentários: aquela formatação era fundamental para diferenciar os comentários uns dos outros, além de destacar frases e palavras-chaves nas explicações (com cores e não com apenas o negrito.). A formatação permitia inclusive postar imagens e até tabelas o que enriquecia o estudo de muitos.

  7. João Pedro Alcantara da Silva

    Caros administradores,

    a ideia de retirar a ferramenta de formatação dos comentários não foi boa, ela é muito útil para destacarmos e melhor editarmos as informações, é muito mais objetivo ler um comentário com as palavras chaves grifadas em cores diferentes, ou ler as citações em tamanho diferente do texto. etc. Também são muito úteis os mapas mentais publicados, acho que esse foi um passo pra trás.

    Respeitosamente,

    João Pedro.

  8. Aos responsáveis por esse Blog e pelo Questõesdeconcursos. É com enorme pesar que vejo que o princípio que os trouxe até aqui está se perdendo de forma muito rápida.
    Vocês chegaram onde estão pela simplicidade de ferramentas que tinham, e pela colaboração dos membros da Comunidade. O ranking por mais tolo que pudesse parecer servia de incentivo para que os comentaristas pesquisassem e postassem respostas cada vez mais elaboradas.
    Alguns gostam do Ranking de Estudos, Geral, Estudos e outros de Relacionamento. Não vejo o mal que possa haver nisso. No primeiro quadrimestre de 2013, apresentaram um visual inovador e futurista, não deu certo, por quê? Não queremos sofisticação, queremos sim, ser ouvidos antes de cada mudança, façam uma pesquisa aberta, implantem (paralelamente, salvo incompatibilidade absoluta) e ainda assim se não der certo voltem ao que era.
    É fato que alguns usam de subterfúgios para pontuar, conforme mencionado. Sim e dai? Isso não gera perda, além do que, estimula o senso crítico do estudante que sabe não ter diante de si um produto pronto e acabado, o mesmo terá que analisar criticamente os comentários e construir seu próprio conhecimento.
    E é importante que saibam a grande maioria é honesta e contribui para o bem de todos. Neste mês excluíram a ferramenta “Guia de estudos” e deixaram somente questões de um concurso específico. Isto é um absurdo, pois não há incompatibilidade entre elas, aliás, juntas se complementam. Em dezembro de 2012 fiquei em 5º lugar para o cargo de técnico na ANAC (15282 inscritos) estudando somente com as Guias de Estudos, agora vocês a retiram? Utilizando as mesmas Guias eu que sempre havia ficado atrás de milhares sou o 6º dentre os que serão chamados para o MPU/MG, também para técnico.

    No mês de novembro/2013 mudaram a distribuição de matérias em raciocínio lógico. Fugindo completamente a “lógica” dos editais das grandes bancas. Reclamei e a Carolina me respondeu que era o melhor e idealizado por “mestres e doutores”, porém, as reclamações foram tantas que tiveram que voltar ao formato anterior. Ou seja, nada funcionará se for imposto de forma verticalizada sem ouvir os principais interessados, e mantenedore$ deste site, que somos nós u$uário$. Além do mais, aqui não precisamos de mestres e doutores. Aliás, o sucesso deste “site” se deve, exatamente, a ao fato de ser uma comunidade aberta composta, principalmente, por leigos. Em verdade eu quase nunca comento, não é minha especialidade, mas me deleito nos comentários primorosos, de tantos. Só para citar alguns exemplos: Pithecus Sapiens (direito geral), Fernando Nishimura (informática) John Carneiro (português, desativou o perfil, será por quê?), Thais, Juliano Marques, Elaine, Lorrayne Carvalho, Alexandre Marques Bento e tantos outros que com méritos compõem a lista.
    Todas as mudanças, até agora, soaram como algo impositivo e verticalizado, é como se alguém dissesse: a internet será editada somente por Especialistas. Onde ficaria a livre manifestação do conhecimento? Além de não funcionar ela perderia a essência que é a liberdade de expressão e pensamento que deve permear toda comunidade que se queira livre.
    Um “aluno” que usa as ferramentas do QC aprende mais exatamente por ter que estar analisando criticamente e pesquisando para saber qual é o verdadeiro fundamento daquele comentário. Não caiam na mesmice dos outros, se nivelando por baixo.
    O que nos manteve e nos mantêm aqui ainda é a simplicidade vocês já tentaram e de forma, a meu ver, desastrada implantar este novo QC não deu certo. Eu, sinceramente, espero que enterrem de vez este projeto. Façam uma pesquisa juntos aos u$uário$ de forma transparente e saibam quais são os verdadeiros rumos que devem nortear o nosso QC.
    Abraços Milton.

    • Prezado Milton,

      Todas as suas colocações são pertinentes e levadas à equipe, assim como as demais colocações de nossos usuários. No entanto, conforme noticiado em nosso Blog, estamos aperfeiçoando nosso site e, em breve, teremos um novo QC. Foi preciso fazer algumas mudanças no site atual para que ele pudesse conviver com o novo. Estamos ainda em fase de testes.
      O novo site, que outrora fora apresentado aos assinantes para teste, está sendo trabalhado em cima das considerações da comunidade. As funcionalidades citadas por você estão sendo trabalhadas e aperfeiçoadas de modo a atender às necessidades dos estudantes.
      Assim, pedimos sua compreensão e aguarde, pois o novo site que chegará em 2014 cheio de novidades.

      Atenciosamente,

  9. Vou reiterar o que já disse no perfil do Rafael.
    Foi um desacerto vcs modificarem a formatação dos comentários.
    Faço as palavras da Cristiane Costa às minhas. Grifar, realçar, mudar a cor das palavras para mostrar o que é mais importante é fundamental para fazer o estudo mais dinâmico.
    Postar mapas mentais, imagens que nos levem a recordar a matéria com mais facilidade, isso é de muita valia.
    Isso que torna este site diferente da mesmice dos outros que têm por aí.
    “Após a primeira hora de estudo fazer a leitura de textos em letras tão diminutas e cinzas causa um cansaço visual incrível. Eu mesma sempre procurei escrever os meus comentários com letras maiores para dar mais conforto visual para aqueles que estão lendo o meu comentário, além de dar destaque em outras cores nas partes que acho importante ressaltar ao longo do texto. Sem o uso dessa ferramenta penso que vamos perder na qualidade do texto, que sempre pode ser aprimorado. Aqueles que por ventura fizerem o uso exagerado/inadequado dessa ferramenta podem ser denunciados pelos próprios assinantes ao QC para terem o seu comentário desqualificado/excluído. É muito mais democrático e objetivo do que simplesmente banir a ferramenta (que julgo ser extremamente útil) de forma definitiva do site. Bom, espero que vocês possam reavaliar esta decisão. Obrigada.”
    Agradeço e utilizo as palavras da usuária por serem de clareza ímpar!
    Simone

    • Prezada Simone,

      Algumas mudanças ocorreram neste espaço de tempo, sabemos disso e estamos medindo todos os feedback dos usuários, assim como o seu também! No entanto, estamos num processo de lançamento do novo site, que trará muitas novidades e será mais moderno, leve, com um visual arrojado e de grande utilidade para vocês. Pode acreditar nisso! Para você ter uma ideia, a questão da classificação dos comentários, no novo site, o usuário escolherá de que forma ele gostaria de ordená-los, ou seja, na versão nova existe a possibilidade de ordenar por ordem cronológica e por ordem de comentários mais úteis. Ficará a critério do usuário.

      O Sistema de pontuação, como já explicado em nossa matéria no Blog, está sendo trabalhado de forma a gerar pontuação por mérito. Estamos trabalhando nesse novo sistema. Aguarde mais um pouco até ajustarmos essa ferramenta.

      O sistema de cores, provavelmente não voltará, pois tínhamos muitas reclamações em relação à poluição visual. Em contrapartida, teremos muitos outros benefícios para os nossos assinantes.

      Espero que tenha sido explicativa e passado um pouco de confiança para você. Acredite, do lado de cá, existem profissionais e, acima de tudo, seres humanos que torcem pelo seu sucesso e que deseja muito ter você conosco nessa nova empreitada que, em breve, acontecerá.

      Um grande abraço,

      Cláudia Jones- Gerente de Comunicação

  10. Sinceramente, a única mudança que eu achei realmente interessante foi o “Comentário do professor”, logo abaixo da questão.

    Na minha opinião, o site perdeu boa parte dos seus atrativos. O sistema de cores e grifos dos comentários não deveria ter sido retirado, por exemplo. Ele deveria ter sido aperfeiçoado, deixando apenas cores que, quando usadas como plano de fundo, fossem agradáveis à vista.

    Para mim, o site havia se tornado uma “rede social” para essa minha época de concurso. E, ao meu ver, como uma “rede social” como qualquer outra, existiam usuários chatos, desorganizados, que não acrescentam muita coisa – mas existiam também os frequentadores que eram incríveis, os usuários-5-estrelas, tudo isso. Agora todos foram reduzidos a isso de útil x silêncio. Sei lá, ficou chato, ficou feio.

    O sistema de pontuação devia ter sido implementado desde a primeira mudança do site, e não simplesmente desaparecido dessa forma. Ou então que o sistema de pontos (que vocês dizem ser péssimo) ficasse até o momento que o novo lançado.

    Em suma: Como usuária, não estou satisfeita. Deixou de ser um site que eu tinha prazer em entrar para virar um “enquanto não aparece outro, vou ficar por aqui”. Agora é só aguardar a mensagem informal de “obrigada”, “abs”. Enfim, obrigada e abraço pra vocês também.

    • Prezada Suzana,

      Algumas mudanças ocorreram neste espaço de tempo, sabemos disso e estamos medindo todos os feedback dos usuários, assim como o seu também! No entanto, estamos num processo de lançamento do novo site, que trará muitas novidades e será mais moderno, leve, com um visual arrojado e de grande utilidade para vocês. Pode acreditar nisso! Para você ter uma ideia, a questão da classificação dos comentários, mencionada por você, no novo site, o usuário escolherá de que forma ele gostaria de ordená-los, ou seja, na versão nova existe a possibilidade de ordenar por ordem cronológica e por ordem de comentários mais úteis. Ficará a critério do usuário.

      O Sistema de pontuação, como já explicado em nossa matéria no Blog, está sendo trabalhado de forma a gerar pontuação por mérito. Estamos trabalhando nesse novo sistema. Aguarde mais um pouco até ajustarmos essa ferramenta.

      O sistema de cores, provavelmente não voltará, pois tínhamos muitas reclamações em relação à poluição visual. Em contrapartida, teremos muitos outros benefícios para os nossos assinantes.

      Espero que tenha sido explicativa e passado um pouco de confiança para você. Acredite, do lado de cá, existem profissionais e, acima de tudo, seres humanos que torcem pelo seu sucesso e que deseja muito ter você conosco nessa nova empreitada que, em breve, acontecerá.

      Um grande abraço,

      Cláudia Jones- Gerente de Comunicação

  11. Eu concordo sobre os comentários melhores pontuados serem exibidos primeiro, mas acho que ao invés de ser imposto, poderia haver uma opção de configuração.

    Eu, por exemplo, não gosto desse sistema por dois motivos:
    O primeiro é que muitas vezes, o comentários mais pontuado está apenas complementando o de cima, o que nesse sistema, não nos permite saber a qual complemento se refere.

    Outro problema é que não dá para acompanhar as dúvidas. Ficou desordenado, então se alguém perguntou algo interessante, custo o localizar a resposta.

    E, por fim, os últimos comentários, muitas vezes traziam uma mudança na lei ou alguma atualização. Agora está complicado localizar por não estar organizado em ordem cronológica.

    No sistema antigo, dependendo da questão, eu ia direto ao comentário mais pontuado, o que era fácil localizar pelas estrelas. Mas muitas questões eu gostava de ler as perguntas e as respostas. Embora seja possível, tornou um pouco pesaroso.

    Concordo com a colega no que ela disse sobre a formatação. Por isso, não vou repetir.

    Devem ser identificadas as reclamações que são feita puramente por pessoas que não se adaptam a mudanças, assim como as críticas construtivas.

    Obrigada

    • Virginia,

      Boa tarde!

      estamos preparando um novo site que entrará no ar em poucos dias. na versão nova existe a possibilidade de ordenar por ordem cronológica e por ordem de comentários mais úteis. Ficará a critério do usuário.
      Pedimos que aguarde até que a nova versão entre no ar.

      Abs,

      • Prezado estudante,

        estamos trabalhando para que, em breve, coloquemos o novo site. Ainda estamos em fase de ajustes.

  12. Bom dia equipe QC! Continuo discordando sobre a questão da formatação dos comentários. Vejam bem: muitos de nós estudam após uma longa e extenuante rotina de trabalho durante o dia. Ao longo da madrugada usamos muito o QC para responder e comentar questões. Após a primeira hora de estudo fazer a leitura de textos em letras tão diminutas e cinzas causa um cansaço visual incrível. Eu mesma sempre procurei escrever os meus comentários com letras maiores para dar mais conforto visual para aqueles que estão lendo o meu comentário, além de dar destaque em outras cores nas partes que acho importante ressaltar ao longo do texto. Sem o uso dessa ferramenta penso que vamos perder na qualidade do texto, que sempre pode ser aprimorado. Aqueles que por ventura fizerem o uso exagerado/inadequado dessa ferramenta podem ser denunciados pelos próprios assinantes ao QC para terem o seu comentário desqualificado/excluído. É muito mais democrático e objetivo do que simplesmente banir a ferramenta (que julgo ser extremamente útil) de forma definitiva do site. Bom, espero que vocês possam reavaliar esta decisão. Obrigada.

    • Olá Cristiane Costa suas ponderações são bastante apropriadas. O cansaço visual por conta do tamanho de fonte e cores já foram sanados na nova versão que será lançado ainda este mês. Quanto a formatação dos comentários, estamos ainda buscando um equilíbrio entre quais recursos liberar de forma a agregar qualidade ao comentário, como você bem lembrou, sem prejudicar o ambiente de estudo.

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s